Contemporâneo

Image Alt

Contemporâneo

  /  Dança  /  Cursos Livres  /  Contemporâneo

Contemporâneo

€0
Categories:

Acerca do curso

A Dança Contemporânea no PALLCO segue uma visão vanguardista de educação assente em uma filosofia que promove formas de pensar-agir criativas, colaborativas, flexíveis, versáteis, inclusivas, resilientes e reflexivas. Um dos pilares desta filosofia é a importância das competências interpessoais na gestão do ensino e aprendizagem da dança, a fim de ajudar alunos – vindos de diferentes backgrounds – a encontrarem a sua própria voz e linguagem corporal. Assente na ideia do Bailarino-Criador, e com o objetivo de formar artistas mais completos e informados, a Dança Contemporânea inclui os seguintes domínios:

 

Técnica – aulas que abordam princípios basilares de Cunningham e Limón, trabalho de chão, e movimentação inspirada em outras domínios do conhecimento e experiência particular do professor.

 

Improvisação – aulas destinadas a estimular a exploração de diferentes formas de movimentação e o desenvolvimento da versatilidade. A disciplina segue práticas e metodologias baseadas em diversas abordagens, nomeadamente o trabalho de Laban e o estilo de William Forsythe, e no conhecimento e experiência individual do professor como performer e educador.

 

Composição – aulas focadas em dispositivos coreográficos que estimulam os alunos a encontrarem e desenvolverem suas competências composicionais. Aqui os alunos são incentivados a desenvolverem diversas metodologias de criação, incluindo as mais alternativas, tais como Teatro Físico, Site-Specific, e Vídeo Dança. Este é um espaço-tempo do aluno, onde ele explora, desenvolve e constrói suas próprias criações.

 

Repertório – aulas onde os alunos incorporam a forma como diversas peças contemporâneas são construídas e estruturadas, especificamente em termos de estilo coreográfico, movimentação e interpretação. Aqui abordam-se trabalhos coreográficos de artistas dos Séculos XX e XXI, nomeadamente Anne Teresa De Keersmaeker, Ohad Naharin, Sidi Larbi Cherkaoui, Akram Khan, Pina Bausch, William Forsythe, Jirí Kylián, Rofish Shepherd, entre outros mais.

 

Teoria – sessões pontuais onde os alunos investigam, escrevem, refletem e apresentam temáticas relacionadas com a dança contemporânea e as artes em geral.

 

Com esta panóplia de matérias pretende-se criar um ambiente educacional definido pela diversidade e interdisciplinar, onde os alunos são constantemente encorajados a desafiar seus corpos, emoções, mentes e vozes. Tudo isto a fim de responder ao dinâmico campo da dança contemporânea (onde tudo é possível!) e aos diversos desafios do meio da dança profissional nos dias de hoje (onde todos podem ter um lugar, caso o queiram!).