Ricardo Januário

  /  Ricardo Januário

Ricardo Januário

Violoncelo

Ricardo Januário

Ricardo Januário nasceu em Mirandela, há 32 anos. Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos de idade, na Escola Profissional de Arte (ESPROARTE) de Mirandela.
Entre 2002 e 2007 estudou na universidade musical de Utrecht, na Holanda, onde concluiu a licenciatura. Foi professor de violoncelo, diretor de Orquestra e coordenador do projeto Orquestra Geração de Mirandela.
A sua qualidade não passa despercebida, de tal forma que foi convidado, em 2013, para integrar o projeto “Xiquitsi”, a primeira Orquestra Jovem de Moçambique, da Associação de Artes de Maputo. Estudou no Conservatório de Música de Utrecht, Holanda, onde terminou seu curso com distinção.

Caracteriza-se por ser um músico versátil que aborda vários estilos musicais. Colaborou em concertos e gravações de álbuns de artistas renomados.

Atualmente, tem projetos como: “Ricardo Januário Urban-Cello”, INDIGO Ensemble, Brown e Black Duo e Ricardo Januário Solo. Em 2018 participou no concurso de televisão “Portugal Got Talent” onde chegou às meias-finais interpretando o tema “With or Without You” dos U2. Ricardo tenta mostrar as capacidades de seu instrumento completamente solo sem efeitos, fazendo o violoncelo soar como se nós escutássemos um duo ou um trio. As composições e versões neoclássicas de Ricardo tentam sensibilizar as pessoas para este tipo de música e instrumentação.

User registration

You don't have permission to register

Reset Password